CEJUSC: O Jeito Mais Rápido de Resolver um Problema

Cobrar seus direitos não é mais uma questão unicamente litigiosa

Quantas vezes você abriu mão de seus direitos só de pensar no trabalho, nos gastos e no tempo para levar uma questão à Justiça?

Estima-se que atualmente exista um processo para cada dois habitantes do Brasil. Isso acontece porque muitos ainda acreditam que só é possível resolver uma questão como, vamos dizer, a cobrança de uma dívida, através de um processo.

Mesmo com a criação do Tribunal Especial de Pequenas Causas em 1984, que trouxe mais agilidade às disputas menores, ainda havia a necessidade de litígio. E foi por identificar a falta de ferramentas conciliatórias, que promovessem a cidadania através da justiça, que em 2011 foi criado o CEJUSC.

Novidade para muitos, o CEJUSC é hoje o meio mais rápido de fazer valer seus direitos, até mesmo em causas trabalhistas. Continue conosco para saber o que ele é e como funciona.

Raramente alguém vai querer mover uma ação e esperar meses ou até anos para resolver um problema

O CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) nasceu em 2011 com o objetivo de criar um lugar onde os conflitos pudessem ser resolvidos amigavelmente. 

O principal objetivo dele é facilitar o acesso de qualquer cidadão à Justiça, sem a necessidade de passar por todos os trâmites de um processo. Simples, rápido e gratuito, através desse serviço é possível resolver diversas questões, muitas vezes em uma única audiência.

Como funciona?

Digamos que você tenha uma empresa e queira cobrar uma dívida, mas esse valor não compensa a demora e a complexidade de uma ação judicial. Você vai aceitar esse prejuízo?

No CEJUSC você conseguirá explicar a questão aos funcionários responsáveis pelo recebimento das reclamações. Em seguida, será emitida uma carta convite para seu devedor, solicitando a presença dele para tentar encontrar uma solução amigável que acabe com o problema rapidamente.

Um mediador, também conhecido como conciliador, do próprio CEJUSC vai auxiliar na busca da solução ideal para as duas partes, dentro da lei. Esse acordo então será enviado para que o juiz o homologue, e acabou.

Sim, exatamente isso. Rápido e simples assim.

Quais as vantagens de optar pelo CEJUSC?

Além da rapidez com que as questões podem ser resolvidas, existem muitas outras vantagens em optar por esse caminho, como:

  • Todos saem ganhando, vez que o Judiciário fica mais livre para tratar de problemas bem mais complexos que afetam todos nós;
  • Não precisa de produção de provas, logo não é necessário passar por diversas audiências;
  • O acordo é homologado por um juiz, por isso tem força de decisão judicial;
  • Os conciliadores e mediadores são capacitados pelo Tribunal de Justiça para intermediar os acordos, tanto para que esses sejam satisfatórios para ambas partes quanto para diminuir as chances de complicações quando o acordo chegar ao juiz.

Quais problemas podem ser resolvidos no CEJUSC?

Praticamente todas as questões podem ser resolvidas através desse órgão que tem como foco promover a cidadania e a democracia através da legalidade.

Os problemas mais recorrentes que são resolvidos no CEJUSC incluem:

  • Questões familiares como pensão alimentícia, guarda de filhos e divórcio;
  • Prejuízos causados por acidentes de trânsito;
  • Dívidas com instituições bancárias;
  • Problemas entre vizinhos;
  • Problemas com as concessionárias de água, luz e telefone;
  • Dívidas relacionadas à prestação de serviços em estabelecimentos comerciais e de ensino, entre outras empresas;
  • Questões sobre Direito do Consumidor.

Agora que você conhece esse incrível órgão da Justiça, que tal mudar sua visão sobre como solucionar os problemas de forma rápida?

Acesse nosso Site. CLIQUE AQUI

Posts relacionados

Comentar