Processo trabalhista: como reduzir o impacto desse problema em sua empresa?

O processo de manter colaboradores pode ser muito delicado. Isso ocorre, pois a legislação trabalhista é bastante intrincada. Então, é comum que empregadores cometam falhas simples, mas que podem prejudicar sua empresa.

De fato, um processo trabalhista implica em custos. Por isso, uma das alternativas para evitar esse custo adicional é tentar minimizar as chances de sofrer um processo. Mas isso é possível? Continue conosco e descubra.

Invista em um contrato de trabalho

Os processos trabalhistas possuem uma origem comum: a discordância entre patrão e empregado. Comumente, isso ocorre por problemas de comunicação ou por algum tema não estar claro na rotina de trabalho. Por isso, algumas medidas podem ser adotadas para que ambas as partes sejam resguardadas.

Uma das mais importantes é a realização de um contrato de trabalho. Nele, é preciso especificar uma série de questões, como o período de experiência, função, atribuições, horário e remuneração.

Vale mencionar que mesmo sem um contrato de trabalho, pode ser comprovado o vínculo empregatício. Porém, ele delimita funções e determina responsabilidades de ambas as partes, tornando o processo de trabalhar muito mais claro.

Valorize as pessoas

Para a maioria das empresas, as pessoas são ferramentas essenciais ao seu funcionamento. Por isso, valorizá-las é essencial, para que se sintam motivadas e satisfeitas em seu ambiente de trabalho. Afinal, é pouco provável que um colaborador satisfeito com suas condições encontre motivos para reclamações trabalhistas.

Essa valorização pode ser expressa de inúmeras formas. Uma delas é através de um plano de carreiras ou benefícios motivador. Outra alternativa atraente é a oferta de cursos e capacitações. Vale ainda investir um pouco de tempo em um programa de avaliações, para dar e receber feedbacks de sua equipe. O importante é estar sempre atento ao clima da equipe.

Não esqueça da CLT

Essa pode parecer a sugestão mais óbvia, porém, é comumente esquecida por muitas empresas. É essencial cumprir as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e buscar suas atualizações.

Tendo por objetivo regulamentar as relações de trabalho, o texto segue sofrendo atualizações. Então, é preciso estar constantemente atento ao que mudou. Por isso, a dica abaixo pode ser uma excelente forma de estar constantemente por dentro de tudo o que acontece no mundo jurídico trabalhista.

Conte com o suporte de uma consultoria jurídica

A melhor e mais eficiente forma de evitar o contratempo de um processo trabalhista é o conhecimento. E sabemos que, por vezes, manter um setor jurídico é algo inviável financeiramente. Então, uma excelente forma de evitar possíveis erros administrativos e estar sempre um passo à frente é contar com uma assessoria jurídica. 

Por isso, vale a pena procurar o suporte de um escritório de advocacia, como o D & B Associados. Assim, você pode ter todas as suas dúvidas sobre boas práticas sanadas, além de contar com assistência em eventuais processos.

Gostou das dicas? Clique aqui e entre em contato direto com nossa assessoria. Você também pode acessar nossas redes sociais, onde nossa equipe de especialistas está pronta para auxiliar você.

Posts relacionados

Comentar