Veja como uma assessoria imobiliária pode auxiliar no processo de locação

Se você possui um ou mais imóveis ou se realiza o serviço de corretagem, certamente já passou por momentos complicados. Essa necessidade aumenta consideravelmente durante o processo de locação, onde uma assessoria imobiliária pode fazer toda a sua experiência.

Segundo as pesquisas realizadas nos últimos anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de brasileiros vivendo de aluguel vem crescendo; o que é acentuado pela crise econômica que o país enfrenta.

Por isso, o interesse por imóveis em aluguel segue em rumo crescente. Contudo, apesar disso, é fundamental manter a atenção e cuidado com alguns processos, que podem poupar você de inúmeras dores de cabeça.

E você sabia que com uma assessoria imobiliária, o processo de negociação, análise de documentação e contrato pode ser algo muito mais fácil? Então, confira nosso artigo e veja como uma assessoria pode auxiliar você. Veja.

Conheça seus direitos e deveres

O primeiro passo antes de alugar um imóvel é conhecer quais são seus diretos e deveres como locatário. Afinal, existem obrigações de ambas as partes, e uma assessoria pode ajudar você a ter em mente quais serão suas responsabilidades a longo prazo.

Juridicamente, essa questão é regida pela Lei 8.245, ou a Lei do Inquilino, que protege os direitos de ambas as partes na negociação do imóvel. Ela prevê, principalmente, eventuais disputas e a quem cabe a responsabilidade.

Para dar um exemplo, considere que a casa que você alugou comece a apresentar problemas elétricos decorrentes de problemas anteriores ao período da locação. Nesse caso, a responsabilidade de resolver o problema é do locatário.

No entanto, eventuais danos causados ao imóvel durante a locação, tornam-se inteiramente responsabilidade do locador. E nesse caso, a assessoria pode realizar a intermediação para solucionar o problema.

A Lei do Inquilino é bastante abrangente. Portanto, é importante reconhecer a importância de obter ajuda de um profissional especializado na área quando necessário.

Procure por uma assessoria imobiliária

O aluguel de um imóvel residencial nada mais é do que um contrato entre as partes envolvidas. E como tal, possui uma série de termos jurídicos com as quais você pode não estar familiarizado. Portanto, tudo o que você não deseja é firmar um contrato sem a total compreensão dos termos, quais são seus deveres e responsabilidades como locatário.

Felizmente, existem vários advogados e agências que se especializam no setor imobiliário, oferecendo seus serviços para que os acordos respeitem a legislação e que nenhuma das partes seja lesada durante o período contratual.

Com ajuda de um desses especialistas, como os que você encontra aqui, você pode se assegurar de fatores como o direito de preferência, quando lhe dá garantias de ser o primeiro comprador caso o locatário decida vender o imóvel, garantir que a cláusula de vigência seja respeitada até o fim, etc.

Nossas dicas ajudaram? Se você está à procura de um escritório, clique aqui e entre em contato direto com nossa assessoria. Você também pode entrar em contato através de nossas redes sociais; onde nossa equipe de especialistas está pronta para auxiliar você e tirar todas as suas dúvidas.

Confira também as novidades sobre o Pix e informações sobre modelos de trabalho.

Posts relacionados